Bombeiros de três quartéis combatem incêndio que durou mais de 5 horas
Um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de mata no Itanhangá, Zona Oeste do Rio de Janeiro, entre a tarde e a noite desta quinta-feira (3), resultando na interdição da Estrada do Itanhangá por tempo indeterminado, nesta sexta-feira (4). Durante o incêndio, pedras e troncos rolaram para a pista, o que contribuiu para a interdição da via e colocou em risco a segurança dos moradores, muitos dos quais, temendo o avanço das chamas, deixaram suas casas.
As chamas chegaram muito próximas às residências, causando danos em algumas delas. Em uma das casas, a caixa d’água foi destruída. Até o momento, as autoridades ainda não identificaram a causa do incêndio. A Prefeitura do Rio de Janeiro interditou ao menos cinco imóveis devido ao risco de deslizamentos de pedras de um maciço rochoso nas proximidades.
Um carro que estava estacionado na Estrada do Itanhangá foi atingido por pedras, ficando parcialmente danificado. O clima seco contribuiu para a rápida propagação do fogo, que se espalhou por uma área próxima ao Clube dos Médicos e à comunidade da Muzema.
Bombeiros de três quartéis – Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Alto da Boa Vista – foram acionados para combater o incêndio. As equipes chegaram ao local às 16h55 e o combate ao fogo durou mais de cinco horas, com os bombeiros permanecendo na área até as 22h38. Durante a madrugada de sexta-feira, a chuva ajudou a extinguir os focos remanescentes do incêndio.
A situação causou apreensão entre os moradores da região. “Estou nervoso, peço desculpas, porque, com as coisas dentro de casa, a gente fica desesperado. Estamos vendo o esforço que está sendo feito agora, mas é desesperador”, relatou Matheus da Silva Leal, morador das imediações onde o fogo se alastrou.
Devido à extensão do incêndio, uma faixa da Estrada do Itanhangá, na altura do número 1.050, foi bloqueada para o trabalho das equipes de emergência. O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informou que, inicialmente, o trânsito na via operava no sistema de pare e siga. Entretanto, para a remoção das pedras e troncos que desabaram, foi necessária a interdição completa.
Com a via interditada, os motoristas têm como alternativas de deslocamento as Avenidas das Américas e Ayrton Senna, além das Estradas Tenente Coronel Muniz Aragão, do Engenho d’Água e de Jacarepaguá.