Incêndio atinge prédio tombado que abriga comércios e centro cultural em São Sebastião
Um incêndio de grandes proporções atingiu um prédio histórico em São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, nas primeiras horas desta quinta-feira (24). As chamas, que tiveram início na madrugada, consumiram boa parte de uma adega localizada na parte inferior do edifício, um casarão centenário e tombado como patrimônio histórico, na Rua da Praia, área central da cidade.
A estrutura, reconhecida como um dos imóveis de maior importância histórica para o município, sofreu danos consideráveis. O incêndio destruiu completamente a adega e o telhado do prédio. O fogo também atingiu o centro cultural situado no piso superior e a cozinha de uma cafeteria que opera no mesmo espaço.
“Esse é meu único negócio, meu sustento. Ainda estou tentando entender a dimensão do estrago, mas muitos equipamentos da cozinha foram danificados, tanto pelo fogo quanto pela água utilizada no combate. Será uma situação difícil. Por ser um prédio histórico, toda a comunidade está sentindo essa perda”, afirmou Carmem Silvia de Campos, proprietária do café, visivelmente abalada com a destruição.
Durante o combate às chamas, algumas pinturas foram removidas para preservação e a via foi isolada para a atuação do Corpo de Bombeiros. Após horas de trabalho, a equipe conseguiu controlar a situação ainda pela manhã desta quinta-feira. A causa do incêndio, no entanto, permanece desconhecida e está sob investigação.
A Defesa Civil foi acionada e enviou técnicos para avaliar a integridade da estrutura. Em função da quantidade de escombros, o prédio foi interditado temporariamente. Em nota oficial, a Prefeitura de São Sebastião informou que “a Defesa Civil elaborará um relatório preliminar, mas novas vistorias só poderão ser realizadas após a limpeza e remoção dos destroços.” A administração municipal ressaltou que as causas do incêndio serão apuradas para esclarecer as circunstâncias do incidente.
O incidente abalou a comunidade de São Sebastião, que lamenta a perda parcial de um dos marcos históricos da cidade.