23.9 C
Rio de Janeiro
seg, 23, dezembro ,2024
spot_img

Fim de Semana Crítico em Santarém: Sexta, Sábado e Domingo Registram Alta Frequência de Queimadas

Queimadas Disparam em Santarém e Corpo de Bombeiros Intensifica Combate

Santarém, no oeste do Pará, enfrenta uma preocupante onda de queimadas que mobiliza constantemente as equipes de brigada de incêndio do Corpo de Bombeiros, chamadas para atender a múltiplas ocorrências em curtos períodos. Na sexta-feira (25), em menos de 10 minutos, foram recebidas sete chamadas de incêndio em áreas de vegetação, segundo o sargento Júlio César Galúcio de Andrade, do 4º Grupamento de Bombeiro Militar (4º GBM).

Os dias mais críticos ocorreram no final de semana, com sexta-feira, sábado (27) e domingo (28) registrando um aumento de ocorrências. De acordo com o sargento Galúcio, algumas das queimadas foram causadas pelo uso irresponsável do fogo por parte de moradores, que perderam o controle sobre as chamas em áreas de vegetação, expondo a comunidade a riscos consideráveis.

“É uma situação muito grave. Tivemos muitas ocorrências de queima de vegetação, especialmente nas áreas do Sabaul, bairro Urumari, Serra do Diamantino, além de focos de incêndio atrás do Residencial Moaçara e no bairro Salvação,” relatou Galúcio. Ele destacou que a equipe de combate enfrenta grandes dificuldades para acessar locais remotos, que exigem que os bombeiros avancem por mata fechada, percorrendo até um quilômetro para chegar aos focos ativos.

As equipes permanecem em alerta, principalmente durante a noite, controlando os incêndios mais próximos a residências e propriedades, enquanto, durante o dia, unidades extras realizam uma varredura detalhada para extinguir os focos. Esse trabalho inclui a construção de aceiros, faixas de terra sem vegetação ao redor dos focos, para evitar que o fogo se alastre ainda mais.

“Precisamos adentrar na mata, caminhar 400, 500 metros, até um quilômetro, para chegar ao incêndio e trabalhar no combate. Fazemos o possível, controlando os focos próximos às residências. Durante o dia, nossas equipes extras realizam um trabalho minucioso, metro a metro, construindo aceiros para conter esses incêndios,” explicou o sargento Galúcio.

Em destaque

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique Conectado

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Notícias Recentes