23.9 C
Rio de Janeiro
qui, 1, maio ,2025
spot_img

IAT comemora Dia da Árvore com criação de bosque, cápsula do tempo e distribuição de mudas

Paraná celebra Dia da Árvore com bosque, cápsula do tempo e plantio de 50 mil mudas nativas

Neste sábado (21), o Paraná comemorou o Dia da Árvore com uma série de iniciativas sustentáveis, incluindo a criação de um bosque para servidores em um viveiro florestal da Região Metropolitana de Curitiba. O projeto “Agente do Meio Ambiente – Ambiente da Gente”, idealizado pela pedagoga do Instituto Água e Terra (IAT), Angela Panizzi, visa incentivar o cultivo de árvores paranaenses entre os servidores do órgão ambiental.

O bosque, localizado no viveiro florestal de São José dos Pinhais, já recebeu suas primeiras mudas, plantadas pelos funcionários do escritório regional do IAT em Curitiba. Os servidores são responsáveis por cuidar e cultivar essas árvores, que simbolizam um compromisso com a preservação ambiental. “É uma forma singela, mas que tem um efeito prático muito grande, pois a conscientização ambiental vai do individual para o coletivo”, comentou Angela.

Ela também enfatizou a importância da ação como um exemplo para a sociedade, incentivando empresas e instituições a replicarem o projeto e contribuírem para a proteção do meio ambiente paranaense.

Foto: Patryck Madeira/SEDEST

Além da criação do bosque, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) coordenou a distribuição de pelo menos 50 mil mudas de espécies nativas do Paraná por meio das 21 regionais do IAT. O diretor-presidente do Instituto, José Luiz Scroccaro, participou do plantio e ressaltou a importância das árvores para a vida. “Ao nos mobilizarmos para o plantio deste bosque, estamos garantindo o futuro dos paranaenses”, afirmou.

O secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Everton Souza, destacou a relevância das ações para a sustentabilidade do governo Ratinho Junior. A engenheira florestal do IAT, Fabíola Dy Fátima dos Santos, plantou uma araucária, símbolo do Paraná e espécie ameaçada de extinção. “Representa a união da nossa equipe pelo meio ambiente”, disse ela, expressando a esperança de acompanhar o crescimento da árvore.

Outra ação marcante foi a selagem de uma cápsula do tempo contendo uma carta de compromisso com a sustentabilidade, redigida por membros do IAT. A cápsula, que será aberta em 2030, servirá como um lembrete da importância da preservação ambiental para as futuras gerações. “Um ato cheio de simbolismo, mas que pode significar a continuidade desse trabalho que estamos começando agora”, concluiu Angela.

Fonte: Diário Indústria & Comércio

Em destaque

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique Conectado

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Notícias Recentes