Bombeiros Enviam 22 Viaturas e 65 Agentes para Combater Incêndio no Shopping 25 de Março
Na manhã desta quarta-feira (30), um incêndio de grandes proporções atingiu o Shopping 25 de Março, localizado na Rua Barão de Ladário, no Brás, Centro de São Paulo. As chamas, que começaram por volta das 6h40, ainda não haviam sido controladas até as 9h, conforme informações do Corpo de Bombeiros.
Para conter o fogo, que gerou uma coluna de fumaça escura de mais de 150 metros de altura, foram mobilizadas 22 viaturas e 65 bombeiros. Às 8h, parte do teto do shopping desabou devido à intensidade das chamas. A Defesa Civil informou que o incêndio atingiu principalmente o segundo pavimento do edifício, com equipes trabalhando tanto no combate externo quanto no interno, focando o primeiro andar. Um prédio vizinho foi evacuado preventivamente, mas, segundo a Defesa Civil, o fogo ainda não havia se alastrado para outras construções.
Em nota, a Defesa Civil revelou que cerca de 200 pequenas lojas foram afetadas, levando ao colapso parcial do telhado. Ainda assim, a estrutura do prédio não apresenta risco de desabamento total. “A edificação, lógico, está toda tomada pelo incêndio, existe a possibilidade de colapso. Ainda não percebemos sinais de colapso, mas essa possibilidade existe num incêndio dessa proporção, por isso que o nosso combate está sendo realizado de maneira externa,” declarou o capitão Maycon Cristo, porta-voz do Corpo de Bombeiros.
Três pessoas inalaram fumaça e foram encaminhadas ao Pronto-Socorro do Hospital do Tatuapé, na Zona Leste. Uma delas, funcionária de uma loja, foi encontrada desacordada na calçada e permanece em observação com quadro estável.
As autoridades ainda investigam as causas do incêndio. Lojistas relataram que o shopping sofreu uma queda de energia elétrica na tarde de terça-feira (29), mas os bombeiros não confirmaram uma relação entre o incidente e o incêndio. A Enel, responsável pelo fornecimento de energia, desligou a rede da área afetada por segurança e afirmou não ter recebido notificações sobre falta de luz na madrugada anterior.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio atinge uma área de 18 mil metros quadrados, repleta de materiais inflamáveis típicos de comércio popular. O Shopping 25 de Março estava com o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) vencido desde agosto. Em situações de irregularidade, o prédio poderia operar sob regularização, mas precisaria manter bombeiros civis durante o horário de funcionamento.
Vídeos gravados por lojistas mostram bombeiros civis do shopping tentando combater o fogo com mangueiras. A Sabesp, que foi acionada, assegurou que não houve problemas de abastecimento de água, e que os hidrantes locais estão funcionando adequadamente.
Devido ao incêndio, algumas ruas no entorno foram bloqueadas pela Polícia Militar (PM) para facilitar o trabalho das equipes. Sete linhas de ônibus foram desviadas pela SPTrans, e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) fez bloqueios em cruzamentos estratégicos, recomendando que os motoristas evitem a área. A Rua Barão de Ladário é conhecida como um polo de comércio popular, atraindo milhares de pessoas diariamente.
Este é o segundo incêndio na região do Brás nesta semana; no domingo (27), outro incêndio destruiu completamente um galpão de compras na Rua Doutor João Alves de Lima.