23.9 C
Rio de Janeiro
seg, 23, dezembro ,2024
spot_img

Incêndio na Floresta da Tijuca gera pânico entre moradores do Rio

Bombeiros atuam por mais de 14 horas no combate ao incêndio

Bombeiros do Rio de Janeiro enfrentam mais de 14 horas de combate a incêndio em três pontos da Floresta da Tijuca. O fogo, que teve início na tarde desta terça-feira (1), se aproximou das torres de televisão no alto do Morro do Sumaré, atingiu a Floresta do Parque do Grajaú e alarmou moradores de uma das maiores comunidades da Zona Norte.

Por ser uma área de mata fechada e de difícil acesso, as equipes dos bombeiros encontraram dificuldades para chegar aos focos por terra. Moradores das proximidades relatam o medo ao ver as chamas se espalhando. A assessora de imprensa Fabiana Castro, uma das afetadas, contou sobre o incômodo causado pela fumaça trazida pelo vento: ‘Uma fumaça muito forte, um odor muito presente de queimado. Era possível ver uma neblina branca densa. Em casa, o cheiro ficou insuportável, as roupas estão impregnadas. Tenho sentido dor de cabeça e os olhos ardem’. Ela ainda ressaltou a necessidade de conscientização sobre queimadas e esperança por chuva para conter os focos.

Foto: Cláudia Santos / Agência O Globo

Juan Emanuel, engenheiro de software, também compartilhou o impacto vivido: ‘O fogo começou mais no alto do morro e foi descendo. Dava para ouvir o estalar das chamas. O cheiro de fumaça era tão intenso que tivemos que nos isolar no quarto com o ar-condicionado ligado, mas o cheiro só passou de madrugada’.

A Floresta da Tijuca, que integra o Parque Nacional da Tijuca, é uma importante área de conservação ambiental, lar de mais de 1,6 mil espécies, incluindo 433 ameaçadas de extinção, como o cedro, a copaíba e o pau-ferro, que ainda resistem no local.

Créditos: Agência Brasil

Em destaque

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique Conectado

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Notícias Recentes