Início Treinamentos e Capacitações Simulação de Acidente no Centro de BH Chama Atenção de Motociclistas e...

Simulação de Acidente no Centro de BH Chama Atenção de Motociclistas e Pedestres

0

Semana Nacional do Trânsito promove conscientização sobre boas práticas nas vias.

Na manhã desta quarta-feira (18), quem passou pelo cruzamento das avenidas Brasil e Afonso Pena, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, presenciou uma simulação de acidente de trânsito envolvendo uma motocicleta. A iniciativa faz parte da campanha educativa “A Paz no Trânsito Começa por Você”, lema da Semana Nacional do Trânsito de 2024. O objetivo da ação é conscientizar sobre a fragilidade das pessoas em acidentes e os impactos causados na mobilidade urbana.

Fernando Sette, assessor de educação para o trânsito da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito, explicou a importância da simulação. “O carro tem a frente, a traseira e as laterais para proteger o motorista, diferente do pedestre, que, em caso de acidente, é muito mais vulnerável. O mesmo vale para o motociclista. Nossa intenção é demonstrar que um sinistro, causado por um comportamento inadequado no trânsito, pode gerar grandes impactos para todos, inclusive para quem não é diretamente afetado. Seja pelo resgate ou pelo impacto no trânsito, de alguma forma todos são mobilizados”, afirmou Sette.

Créditos: Prefeitura Municipal de Cruz das Almas

Promovida pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) através da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), a ação contou com o apoio do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, que simulou o resgate. A simulação envolveu um acidente entre uma motocicleta e um carro de passeio, onde, devido à intensidade da colisão, os ocupantes da moto não resistiram. Durante o evento, a equipe de Educação para o Trânsito da CET-MG distribuiu materiais educativos e orientou motoristas e pedestres sobre a importância da segurança.

Dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) revelam a gravidade da situação: entre janeiro e junho deste ano, foram registrados 26.597 acidentes envolvendo motocicletas em todo o Estado, resultando em 493 mortes. O motociclista Jefferson Henrique, de 24 anos, relatou sua experiência ao se envolver em um acidente. “Foi neste ano. Eu estava no Anel Rodoviário, outro motociclista saiu de trás de um carro e acabamos batendo. Por sorte, não nos ferimos, mas foi tenso”, relatou. Ele ainda destacou o medo causado pela imprudência no trânsito. “Os motoristas não respeitam, são muito folgados e nos deixam vulneráveis demais”, completou.

A campanha busca sensibilizar a população para práticas mais seguras e responsáveis, destacando que a mudança de comportamento no trânsito pode salvar vidas e diminuir os impactos negativos na mobilidade urbana.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile